terça-feira, 15 de setembro de 2009

Primeira e segunda leituras: minhas primeiras impressões de leitura em grupo

Na quinta-feira, dia 05 de março de 2009, nos reunimos para ler a peça pela primeira vez. A leitura aconteceu na casa do Marton, vers (aproximadamente) 20h30. Todos estavam presentes. Só não esteve presente Cleice Maciel (fez uma das Angéliques em O hipocondriaco). Ela passou no vestibular para Licenciatura em Teatro, curso ofertado este ano pela UFPA. Suas aulas já iniciaram e são no turno da noite. Por isso, não poderá participar da montagem. Outro que também não fará parte, será o Feijão (também atuou em O hipocondriaco como o Dr. Disáforus, pai de Thomas). A causa , desta vez, envolve trabalho e estudos também!!! Mas ele esteve presente.
Entre gargalhadas e leitura descompromissada (no bom sentido!), a noite de O avarento foi bastante satisfatória. Se ao lermos em casa, já tínhamos uma breve noção do poder risonho e crítico que as palavras do dramaturgo Molière possuíam, na quinta tivemos certeza da graciosidade e grandiosidade existentes no texto dele. A peça é deliciosa, claro que passível de mudanças em nosso processo de adaptação.
Para mim, tudo foi prazeroso e percebi o quanto a leitura (e sua construção de sentido) foi diferente , pois, ao ler sozinha e/ou de maneira silenciosa, construí um sentido ligado à minha pessoa, à minha história de vida. Ao ler para outras pessoas ou ouví-las, a construção se deu um âmbito muito maior. O sentido “tomou rumos dante navegados”!Rsrsrsrsrsrsrs.
Na noite da terça-feira, 10 de março, fizemos a segunda leitura da peça de Molière. Foi outra noite bem divertida e proveitosa. Já saímos com algumas “coisinhas” de certas passagens do texto. Começamos a ler o quinto ato e fomos até o final.E que final!!Engraçadíssimo, parece aquelas novelas mexicanas!!!Rsrsrsrsrsrsrsrs.Muito bom.Molière era mesmo um gênio!
O momento auge da leitura, foi a euforia da Sônia Alão ao ler um trecho bem divertidíssimo.Nossa, quanta emoção para uma segunda leitura!!! O que é legal, é o fato de já visualizarmos o avarento nela. Já era uma proposta do Marton que ela faça o Harpagon. Gostei muito de vê-la lendo a fala desse personagem.Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário